segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Um momento diferente

Eu sonho, Tu sonhas e Ele sonha. Nós acreditamos , Vocês confiam e o Momento acontece =)

Sexta feira, 9h da manha e estão reunidos os nosso queridos idosos, jovens e crianças no adro da igreja á espera da camioneta para um passeio ao Porto. Concedem-nos simpáticos “Bons dias”, sorrisos largos de boa disposição e leves conversas de entusiasmo e expectativa acerca do dia que agora começa. Chega a camioneta e é o guardar bagagens na mala, guarda-sóis, mantas , a refeição e a água, cadeiras e instrumentos musicais . Em alguns minutos está tudo dentro da valiosíssima máquina que nos vai levar a ver o mar de Leça da Palmeira. O sonho começa agora!

E a viagem. animada com as típicas cantorias corre tranquilamente , pelas ruas do Norte para ir ao encontro do Mar azul , sol, calor, areia, vento, gaivotas, barcos, pessoas…. a PRAIA!
Olho pela janela e vejo o oceano turbulento com bandeira vermelha e vento soprar. Olho em meu redor e ouço exclamações de “É ali! A praia, olha o mar”e vejo a alegria e entusiasmo nos rostos das pessoas. Se para algumas pessoas é apenas o mar e o estão a rever , para outros senhores é o ver o mar, é o sentir a areia nas mãos e nos pés, é o sentir a brisa húmida do norte no rosto pela primeira vez.


Agora já estamos no areal da praia! Sim, agora melhor do que antes sentimos o cheiro a maresia, o ar húmido, a temperatura amena, o sol quente e ouvimos as ondas a enrolar na areia… Cheira bem, cheira a mar! Vemos sorrisos nas pessoas, admiração pela grandiosidade do lugar, brincadeiras na areia e sente-se algum friozinho no corpo(como era de esperar). Houve oportunidade para tudo para molhar os pés ou ficar na toalha, contemplar o lugar e conversar, cheirar e observar.

Segue-se o almoço no parque da cidade do Porto. Local tranquilo , cheio de ar puro com raios de sol a atravessarem as arvores e com aroma a muito GASPORTO.

Sentamos no chão, com a comunidade á nossa volta , com almoço partilhado com jovens e os nossos queridíssimos voluntários do GASPorto que nesta actividade nos acompanharam e abrilhantaram toda a este momento diferente. Melhor que o GASPorto não há! Obrigada a vocês pela força e por estarem connosco. =)

14h30! Viagem de regresso á nossa Real(idade). Caminho feito ao som de musicas tradicionais com alguma cansaço de satisfação á mistura que terminou com deliciosas frases como “Ate ao próximo”, “ Digam quando é o próximo, eu cá estou” ou um simples “Obrigada”, ate o aperto de mão mega apertado, um abraço caloroso ou sorrisos de agradecimento e de satisfação.

Foi bom, muito bom, sentir corações a bater mais forte e vidas a ganharem outras cores, ainda que só por este dia. E se o coração mexeu então á vida e momentos deste enchem e dão-nos alento para caminharmos nesta nossa missão .
Até ao próximo, como alguém nos disse. =)

Retinha e Pedro S.

3 comentários:

  1. Grande passeio!
    Adorei, foi tao bom poder poder ajudar!

    Estamos Juntos

    GAS Porto

    ResponderEliminar
  2. Foi mesmo muito bom poder ajudar neste dia e partilhar com os idosos um sorriso, a alegria que sentiamos naquele dia.

    Foi um dia passado em grande, vendo a alegria que muitos dos idosos sentiam por estarem a passar um dia diferente.

    Foi mesmo muito bom... adorei...:)

    obrigada por estes momentos!

    Um grd beijinho pa todos ;)

    ResponderEliminar
  3. Foi um dia diferente onde a praia nos inspira e o parque nos acalma mas mais que isto foi diferente pois nesse dia bastava um sorriso uma conversa ou até um olhar de satisfaçao de um idoso para nos encher de felicidade e para esquecer mos a fome o cansaço e o calor.

    Foi especial o dia desde os idosos os elementos do GASPORTO k apareceram e ajudaram no k puderem e mesmos eles trouxeram muita alegria

    A verdade é que tem sido um mês bem passado com vocês e quando partirem vão deixar saudades

    ResponderEliminar