segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Até já !!!

Chegou o dia em que nos despedimos de Vila Meã… Era o dia que ninguém queria que chegasse… Toda a última semana foi uma correria de despedidas, deixar um beijo, uma lembrança, “ até p’ro ano!”, “nós ainda havemos de vir cá mais cedo! Até breve!”

Agora em relaxamento, em comunhão e em partilha lembramos os belos dias passados em serviço, as manhãs de conversa, as tardes animadas, as histórias sem-fim, as tradições relembrada. Lembramos as lágrimas deixadas em cada casa, os abraços comovidos, os carinhos de conforto para a saudade já sentida. Olhamos para trás e vemos todo o caminho percorrido, desde o dia em que nos disseram que íamos juntos em missão, as preparações, o dia da chegada, o primeiro pequeno almoço, o primeiro domicilio, a chegada ao centro de dia, a alegria contagiante das crianças, o churrasco com os jovens, as idas à praia, a viagem ao Porto! Lembramos os bons convívios em casas de amigos, os bons jantares recheados de gargalhadas! Revemos os nossos medos, as discussões sobre os projectos, as preparações até às tantas das actividades, a maneira de como ultrapassamos as nossas diferenças, as músicas alegres e tristes, os momentos de intimidade. Toda a nossa experiência e vivência naquela vila mágica. Reparamos o quanto crescemos, quanto aprendemos.

Agora sentados a ver o rio, a ouvir os grilos, com o sorriso típico de quem lembras os bons tempos, não precisamos de mais que um olhar, aquele olhar cúmplice de quem compreende o outro e sabe o porquê daquele brilho.

Sabemos também que o caminho não terminou: temos agora muitos amigos que queremos visitar e alguns jovens que querem caminhar junto a nós. É a vontade de não querer partir, e a saudade já aperta. Sabemos que vamos voltar, pois deixamos um pedaço de nós lá, e sabemos que só estaremos preenchidos quando voltarmos aquela vila mágica

6 comentários:

  1. Ola! :)

    Nem dá para acreditar que já passou um mes desde a vossa chegada.:(

    Já tenho saudades vossas...

    Neste momento, tenho a lembrança do churrasco, estava ansiosa, nao sabia o que e quem iria encontrar naquela casa, naquele churrasco. Antes de entrar inspirei e expirei umas 100 vezes. (lol!)
    Quando entrei deparo-me so com voces os 6, fui a primeira jovem a entrar e depois a ultima a sair... :) foi mesmo muito fixe!

    Passamos bons momentos, tivemos boas partilhas e boas aprendizagens... foram momentos unicos os quais eu nao vou esquecer... estes fizeram me crescer, fizeram-me pensar e levaram-me a partilhar. Ensinaram-me como dar um pouco de mim a quem precisa e como não custa assim tanto fazê-lo.

    É devido a vocês que a minha vontade de dar mais de mim aos outros, sem medo, é muito maior.
    Ao mesmo tempo que crescia, ao longo deste mês, a minha vontade também aumentava, um dos meus sonhos está muito perto de ser realizado também graças a vocês...

    Um muito OBRIGADA a todos, por esse espirito, por essa força, pelo vosso apoio e pela uniao...

    Sois grandes meus caros...

    Agora reina a saudade, e cada vez mais vai apertando, pois a lembrança que tenho de vós é um big sorriso, um coraçao grande, uma amizade incrivel, uma força descomunal...

    Bem, está na hora do "Até já!" ou "Até ao próximo!", ficando prometido uma visita e o acompanhamento de perto à nossa caminhada junto a vós.

    OBRIGADA por tudo!

    Real e GAS Porto 09!!!

    Silvia G.

    ResponderEliminar
  2. ola ;)
    quando olho para trás e vejo o k foi realmente este mês convosco, e recordo o k aprendi é dificil conter as lagrimas.
    tudo começa num churrasco para nos conhecermos e antes da entrada as perguntas
    habituais quem são? de onde vêm? será k os conheço?o portão abre-se e logo aparecem os primeiros dois voluntarios Pedro Alves e Miguel e logo ai um piada outra pois ja os conhecia depois outra pessoa era a Rita mais uma conhecida depois a Catia e o outro Pedro ambos conhecidos e por fim a Silvana apenas a unica k nao conhecia mas logo nesse encontro deu para perceber k viria a ser um mês fabuloso, apresentação habitual uma conversa aqui outra ali o jantar e masi umas conversas e a despedida com já sem nenhum receio.

    depois um encontro atrás do outro onde falavamos, brincavamos uns com os outros e lá voltava a angùstia da desdedida

    final da semana e o primeiro grande confronto com a realidade e uma grande aprendizagem, estou a falar de uma ida a praia fluvial com os idosos.a ida para a praia fez se sempre com o pensamento o k será k vou encontrar? será k conheço algum idoso?chegada la estavam todos, estava muito medroso mas là fui me libertando muito com ajuda dos jovens e dos idosos k puxavam por mim, um sorriso aqui um sorriso ali e era hora de ir para casa nao antes sem acontecer um episódio caricato mas muito sentido quando me deparo com uma senhora minha tia k estava lá e k já nao via a muito tempo e por quem nutro uma grande simpatia, foi como voltar ao tempo de infancia enquanto falava com ela.
    passada uma semana lá estavamos nós outra vez reunidos com os idosos para ir até a praia de leça com eles. a partida de vila meã com destino ao porto. partia com o pensamento k este dia viria a marcar a minha vida e nao me enganei, o autocarro sempre animado diria antes muito animado.Chegavamos a praia e a estava eu pela primeira vez numa praia a sério nao só eu como alguns idosos para outros era rever uma paisagem k nao viam há muito tempo, e começava os sorriso deles ao sair do autocarro, aqueles sorrisos k nao mais esquecerei e k me encheram de alegria. e quando dei por mim la estava eu a falar com os idosos e a sorrir com eles, depois a chegada de mais jovens do Gas Porto com carinho para dar aquelas pessoas.partida para o parque da cidade e o idosos continuavam com aquele sorriso de orelha a orelha.pouco depois chegava a hora da partida para casa nao antes sem receber uma frase marcante "continua assim pensas à Gas" e la fui eu a pensar nesta frase até casa.

    chegava o dia de ir com eles nos domicilios algo k eu esperava muito.a verdade é k foram as horas mais bem passadas ver aqueles idosos a sorrir mal viam os jovens a chegar
    Chegava a hora de despedir me dos jovens k me ensinaram muito desde olhar para a vida de forma diferente, desde fazerem me perceber k a minha vida era completamente inutil a beira da deles e o k eu fizerá por esta vila era algo tao insignificante.fizeram com k eu uma pessoa reservada timida e muito calado passa-se a falar abertamente e até começa-se a cantar.
    e agora faço uma pergunta serao os jovens do Gas Porto sobre naturais ou terao eles algum poder inimaginário?
    A resposta é nao eles sao pessoas normais como nós, mas com uma grande diferença são especiais pois usam o poder de servir amando o próximo e isso os faz tao especiais.
    Foram muito Bons os nossos encontros agora ficam apenas a recordaçoes e algumas lagrimas( mas poucas pk um macho nao chora) :)

    em jeito de despedida ou não fica só uma coisa, vila meã nao muda de sitio por isso podem cá voltar quando quiserem
    abraco ao Pedro Alves, Miguel e ao melhor padrinho Pedro Silva
    e claro beijos a Silvana, a Rita, e ainda havia mais alguém, parece k me está a faltar alguém quem será.. hhhaaaaaa já sei faltava a Catia para ti tb vai um beijo

    "OS Voluntarios nao vão parar
    mantêm-se no tempo"

    ESTAMOS JUNTOS

    OBRIGADA POR ESTE MêS

    REAL E GAS PORTO 09 JUNTOS A SERVIR A COMUNIDADE

    ResponderEliminar
  3. Afilhado,

    Fico sinceramente feliz contigo! Perceber que conseguimos passar a mensagem que sempre tentamos transmitir durante o tempo que estivemos em Vila Meã.
    Enches-me de orgulho! Fico a pensar no caminho, que ainda agora começou, e que começou com a Su a pedir: "Pedro, ensinas estes meninos a jogar poker?" :D
    Para mim Vila Meã vai ser ser um local de regresso. Por tudo o que lá vivi e por vocês, que alinharam e se envolveram muito em tudo o que preparámos e porque têm uma vontade enorme de servir a comunidade que, agora, também é um bocadinho nossa.
    Grande abraço Tiago!
    Estamos Juntos!!!

    ResponderEliminar
  4. Suposto "Vila Mea",

    parece que eu tinha razao... es chorao :D ah ah ah ah...

    ESTAMOS JUNTOS meu caro,...

    CHORAOoooo... eh eh eh

    ;)

    ResponderEliminar
  5. silvia

    olha quem fala chorona ah ah ah ah ah ah ah ah ah...

    estamos juntos

    e nao é ser chorao mas sim disser o k senti e o k penso
    :)

    ResponderEliminar
  6. ah ah ah... entao "VM" o mm digo eu... oh pah nakele momento pronto foi mais forte do k nós :D

    estamos juntos!!!:D

    ResponderEliminar