domingo, 23 de agosto de 2009

Caminho

Amor.PT quis dizer, desde muito cedo, caminhar. Um caminhar que nos precedeu dois anos antes com as missões anteriores que abriram portas e criaram pontes firmes; um caminhar no qual encontramos, a cada passo, uma nova viela larga e cheia de luz; um caminhar em que nos descobrimos encontrando gentes diferentes com necessidades diferentes…

A viela de que vos vou falar tem merecido um carinho especial nosso desde muito cedo… Sonhámos com este caminho muito antes de sermos sequer recebidos cá, e alguns dias depois de nos instalarmos estávamos já a preparar aquele que seria o nosso primeiro passo nesta via por descobrir...

Esta viela tem um nome: Jovens de Real, e tem (para já) treze moradias únicas com que nos deparámos naquela quinta-feira. Naquele dia em que nos surpreenderam treze caras curiosas e ao mesmo tempo tímidas, cada um disse um pouquinho sobre si, cantou-se a medo e, no final, todos sentiram o poder que pode ter um simples afecto, e o que se pode perder por receio de tocar o outro com carinho…

No segundo encontro nesta viela de juventude, embora com algumas ausências, cada um desvendou um pouco mais de si, abriu uma janela para a moradia. Mas não foi só do lado de lá que se conheceu mais, também os “anfitriões” apresentaram um pouco de si e do que é esta missão Amor.PT, para no final se lançar o desafio de nos juntarmos todos numa actividade na praia fluvial com os idosos e as crianças… O convite foi aceite e tivemos um encontro de três gerações que teve frutos muito doces!

Na terça-feira passada reunimo-nos para tratar o Cuidar: cuidar do meu par com os olhos vendados para que não tropece num obstáculo ou leve com um ramo de árvore na cara; cuidar desta terra que sentimos ser de todos nós, mas que afinal é mais daqueles jovens que a comunidade viu nascer e crescer e que a conhecem no seu íntimo; e finalmente cuidar connosco deste serviço a que nos entregámos e no qual queremos fortemente que participem. Para isso, preparámos em conjunto a tarde de quarta-feira com as crianças, e todos deram o seu contributo, sentiram ainda mais o que é servir e o trabalho de bastidores que cada actividade implica. A participação aumenta a cada dia…

E finalmente, nesta última quinta-feira (a misteriosa reunião à qual ninguém podia faltar), vivemos um momento muito especial... Depois de cantarmos já sem medo e falarmos um pouco de mais actividades que se avizinhavam, fomos de mãos dadas para um local novo onde se adivinhavam umas velas acesas, umas mantas espalhadas… “Mas que estão eles a tramar?”


E um momento muito especial surgiu neste estar com os jovens:

O apadrinhamento foi um completar da nossa passagem aqui e acreditamos que irá servir de muito, pois assim, os jovens sentem-se mais apoiados, têm contacto com outros jovens que não se conhecem tão bem e já não se fecham tanto em grupo e nós podemos assim conhece-los mais profundamente.

Abrir caminho e caminhar ao lado deles é a nossa intenção, pois sentimos que já têm uma enorme força e que têm vontade de servir a sua comunidade.

E é com esta vontade de servir que nos entusiasmamos cada vez mais e sentimos que este grupo unido irá muito longe...

Estamos Juntos!


Pedro Alves e Cátia Morais

1 comentário:

  1. :)

    É muito especial caminhar assim e juntarmo-nos a cada vez mais pessoas, com as quais assumimos um compromisso de Amor, como o é com estes Jovens.

    E é cuidar de o manter, de lhe dar vida !
    Toda a força!
    Beijinhos,
    Su

    ResponderEliminar